Startup SC

Pais da geração Y: usando a tecnologia para simplificar tarefas e fazer registros

Startup participante do programa de capacitação do Sebrae/SC desenvolve aplicativo para pais e mães mais antenados

Florianópolis - Diários do bebê, filmes fotográficos com 12, 24 ou 36 poses, álbuns de fotografias com a data marcada à caneta no avesso da foto, fitas VHS com registro dos melhores momentos: assim funcionavam os pais da década de 90, até mesmo em meados dos anos 2000, quando o mundo digital começou a se popularizar e, consequentemente, a forma de registrar os momentos em família mudou também. Hoje, com a explosão dos smartphones, tablets, câmeras digitais e internet móvel, é muito mais fácil não deixar passar nenhum registro dos filhotes. Pais e mães corujas registram e compartilham o crescimento de seus filhos, cada gracinha feita, cada nova descoberta ou momentos engraçados, que muitas vezes até acabam virando hits na internet.

Além dos registros e da substituição dos álbuns físicos por fotografias digitais, as novas tecnologias tem muito mais a oferecer, auxiliando todos os tipos de pais: os corujas, de primeira viagem,  desorganizados ou super protetores.  Inspirado com o  nascimento da filha, Anderson Gomes, percebeu a necessidade de criar um aplicativo que simplificasse todas as tarefas mais procuradas pelos pais, além de auxiliar de uma maneira bem prática a organizar os registros e lembretes. Assim, em abril deste ano, surgiu o Daily Baby, diário digital completo e gratuito, com funções que vão desde a interação e registros, até a possibilidade de cadastrar todos os dados fornecidos pelo pediatra e emitir lembretes de vacinas, remédios, e outras funções médicas.  O aplicativo fez tanto sucesso que em menos de três  meses após o lançamento já contava com mais de mil usuários cadastrados.

A grande procura  impulsionou Anderson a criar também a versão Mobile, disponível para o sistema iOS, mas com projetos também para outros sistemas em andamento. A nova versão, além de possuir todas as facilidades do aplicativo padrão, ainda é mais dinâmica e apresenta todos os itens na palma da mão do usuário.

Essa visão de Gomes e sua equipe chamou a atenção do Startup SC (www.startupsc.com.br), programa de capacitação desenvolvido pelo Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que visa o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses. Anderson, que já iniciou o programa, participa de workshops, palestras, oficinas e outras atividades, tudo para fomentar e implementar a ideia que já é sucesso.

Mercado de aplicativos em expansão

Criativos, os brasileiro já movimentam  o mercado de produção de aplicativos (apps) para smartphones e tablets. O país cresceu 83% nesse segmento no último ano, ficando em 6º lugar entre 30 países analisados pela empresa Distimo.  O Brasil é também o primeiro lugar na América Latina, superando o México, que obteve um crescimento equivalente a 63%.  Segundo índices das consultorias MarketsandMarkets e Forrester Research, o mercado movimentou 6,8 bilhões de dólares em 2011 e possui uma projeção entre US$ 25 bilhões e 38 bilhões até 2015.

Por ser de fácil acesso – qualquer pessoa pode, a princípio, desenvolver um aplicativo, basta ter criatividade e conhecimento na ferramenta – o número de produtos lançados é muito grande. Mas, não basta ter uma boa ideia e não saber implementa-la. Para se ter uma ideia, dos cerca de 700 mil aplicativos presentes na App Store, 60% nunca foram baixados.  Desses, somente 2 mil aplicativos tiveram resultados relevantes.  Para sobreviver nesse mercado é preciso ter visão de negócio e estar bem ciente do público alvo que quer atingir.

Anderson Gomes acredita que a facilidade e a qualidade das informações entregues aos pais foi crucial para que seu projeto atingisse tantos usuários em tão pouco tempo. “Pensamos em um sistema onde os pais pudessem não só registrar os melhores momentos da vida de seus filhos, mas algo que ajude também na criação e no dia a dia dos pais, porque sabemos que principalmente o primeiro ano deles é muito cansativo. O maior diferencial do Daily Baby é facilitar e ajudar as mamães de uma forma mais completa, com riqueza nas informações, como parâmetros do desenvolvimento do bebê através do calculo de peso x altura”, explica Anderson.

Inovar e ser diferente são a receita para que uma ideia emplaque. Anderson Gomes conseguiu juntar diversão e interação com funcionalidades práticas para o dia-a-dia, fazendo com que o aplicativo não ficasse somente na categoria de diversão, mas que se transformasse em uma ferramenta de uso diário. “Salientamos também a funcionalidade que ajuda os pais a ministrarem a medicação que a criança deve tomar, avisando a hora da medicação conforme a receita médica. A ideia surgiu quando minha esposa engravidou, mas só resolvi desenvolver um sistema de fato depois que o diário da minha pequena fez muito sucesso e foi cada vez mais solicitado”, conta Anderson.