TUBARÃO É MAIS

Movimento Tubarão é Mais segue com ações para alavancar pequenos negócios de turismo

Uma das estratégias em 2021 é desenvolver rotas de turismo na região de Termas da Guarda

Idealizado pela Administração Municipal e o Sebrae/SC, o Movimento Tubarão é Mais conta com diversas ações voltadas para a retomada econômica de micro e pequenos empreendimentos. Esses são os modelos de negócios mais afetados pela pandemia de Coronavírus. O movimento abrange diversos segmentos econômicos da Cidade Azul, sendo um deles o turismo, cujas iniciativas começaram no ano passado e seguem em 2021.

Segundo a analista em turismo de Tubarão, Josiane Linhares, a cidade conta com um Plano Municipal de Turismo e o Plano de Marketing do Turismo. Por meio do Tubarão é Mais, foram realizadas várias ações relacionadas às proposições definidas no planejamento.

São alguns exemplos: a criação de um ambiente favorável para a realização de eventos com resgate à história, cultura e gastronomia locais, como o Festival Gastronômico de Tubarão; a construção de uma rota turística na região de Termas da Guarda; a capacitação aos empreendedores do turismo rural, tornando as propriedades rurais mais atrativas aos visitantes; e a elaboração do Programa de Qualificação para o Turismo, com a capacitação de artesãos.

“Avançamos bastante no turismo do município, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. É gratificante ver o envolvimento do trade e já estamos colhendo frutos das ações realizadas. Prova disso é ter sido eleita a cidade mais hospitaleira do Brasil. Em 2021, uma das ações em vista é a implantação do turismo nas escolas e a formatação de novos roteiros”, comenta Josiane.

 

Próximas ações

Sobre as estratégias para o setor neste ano, o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Gean Carlo De Bom da Silva, afirma que há uma parceria do Sebrae/SC, Prefeitura de Tubarão e Acit para desenvolver rotas de turismo a partir de Termas da Guarda e que esse é um dos focos de trabalho em 2021.

“Outro ponto é a integração do Museu Ferroviário, até mesmo nessa rota partindo da Guarda, pois o grande ponto de turismo da nossa cidade está relacionado ao Museu Ferroviário. Além disso, queremos fortalecer o Comtur, estamos planejando colocar uma pessoa para trabalhar exclusivamente dentro do Conselho, coordenando os projetos. Terão mais ações, mas as principais são essas”, pontua Gean.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Giovani Bernardo, menciona que o projeto comercial, turístico e cultural do bairro Oficinas está conectado com esse citado por Gean. “Além de ter, também, enfoque turístico, esse grande projeto prevê uma integração entre Oficinas e a Guarda através do turismo cultural a partir do Museu Ferroviário e dos passeios de trem, que esperamos que possam retornar assim que as condições sanitárias forem favoráveis”, destaca Giovani.

O prefeito da Cidade Azul, Joares Ponticelli, salienta que “quando assumimos o Governo no primeiro mandato, o Comtur estava desativado, não havia pessoal ou recursos financeiros investidos em turismo. Passados os primeiros quatro anos de gestão, quando focamos na reestruturação da Política Municipal de Turismo, chegamos na fase das entregas. Os roteiros, capacitações, integração de projetos e outras iniciativas em curso nos ajudarão a dar um novo rumo para o turismo de Tubarão e o Sebrae tem sido um importante parceiro”.