TURISMO

Associação Visite Pomerode lança novo site e Guia de Viagem

Estratégias são resultado de um trabalho de Consultoria Especializada em Branding de Segmento, oferecido pelo Sebrae Vale do Itajaí, com foco no reposicionamento do turismo através da abordagem digital

Como agente propulsor do desenvolvimento de negócios, o Sebrae/SC não atua somente com empresas. Prefeituras, associações e entidades de classe também conseguem ter suporte nos serviços oferecidos pela instituição. Foi o que fez a Associação Visite Pomerode (Avip), que buscava reformular a abordagem do turismo na cidade, atendendo às necessidades do novo perfil de turista, o chamado viajante 4.0 – muito mais exigente, mais responsável e digitalizado.

O entendimento da mudança de que novos modelos de promoção turística eram necessários começou em 2020, ratificado com a pandemia da Covid-19. Para isso, foi contratada a Consultoria Especializada em Branding de Segmento, oferecida pelo Sebrae/SC. “A consultoria foi decisiva para que a Avip redefinisse as estratégias de mercado para a promoção turística de Pomerode e também para a visibilidade dos seus associados. A nova postura do consumidor provocada pela pandemia refletiu em mudanças necessárias em todas as esferas da sociedade – e o turismo foi um dos segmentos que mais sentiu os impactos da crise e a necessidade de uma nova abordagem urgente para se manter vivo”, comenta Gicele Correa, integrante da diretoria da Avip. Assim, com um olhar no futuro, foram redefinidos o posicionamento, a imagem, a mensagem e a construção de uma estratégia analisando o cenário e as tendências do setor para o pós-pandemia.

Segundo Aloisio Salomon, analista técnico do Sebrae Vale do Itajaí, a consultoria foi significativa para que toda a cadeia de integrantes da associação percebesse a importância das adaptações ao momento e se empenhasse em evoluir também cada um em seu negócio. “É uma entidade com cerca de 50 associados, entre hotéis e outros meios de hospedagem, restaurantes, cafés, lojas, fábricas de produtos locais, que juntos vão ter diferentes ferramentas de visibilidade dos negócios por meio dessa perspectiva de divulgação do turismo local”, explica.

A nova comunicação do trade turístico da Avip consiste em melhorar e ampliar a presença digital do turismo em Pomerode. Um novo site totalmente reestruturado já está no ar. “O www.visitepomerode.com foi reconstruído com mecanismos de busca otimizados, visando melhorar os resultados dos motores de pesquisa, além de aprimorar a experiência do turista na interação com a plataforma, incluindo uma nova linguagem para atrair esse turista com um perfil também remodelado pelas circunstâncias”, afirma Gicele.

Outra novidade é o Guia de Viagem - um material digital desenvolvido para ajudar os turistas a planejarem seus dias em Pomerode e na Região – a proposta traz roteiros na cidade mais alemã do Brasil durante quatro dias e também indica atrativos de lazer em cidades próximas, como Timbó, Blumenau, Rodeio, Benedito Novo, Jaraguá do Sul e no litoral.

De acordo com a diretoria da Avip, esta foi a maneira encontrada para que a categoria se preparasse para o pós-pandemia, com foco no marketing digital e na atualização dos associados com o momento de adequações tecnológicas. “Com essa base digital estruturada vai ficar mais fácil definir as ações de atratividade, que é o próximo passo do projeto para fortalecer a presença de Pomerode como destino turístico no mercado”, finaliza Gicele. “Inserir as plataformas digitais nos processos de trabalho é imprescindível hoje. No segmento turístico, ter uma boa presença digital é determinante para o sucesso do negócio, porque ela é um facilitador na disseminação de informação e, por consequência, agiliza atendimentos e potencializa fechamento de pacotes”, lembra Aloisio.