Apresentação dos resultados do Projeto Rota do Empreendedor Rural de Caçador reuniu interessados

O evento de apresentação dos resultados do projeto Rota do Empreendedor Rural, foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores Osvaldo José Gomes de Caçador.

 

O evento de apresentação dos resultados do projeto Rota do Empreendedor Rural, foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores Osvaldo José Gomes de Caçador. O projeto foi criado com o objetivo de fomentar o setor no município, devido a importância da atividade turística como indutora do desenvolvimento local e regional. Com este intuito foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o Sebrae.

O projeto foi apresentado aos presentes pelo consultor credenciado do Sebrae, Roni Rodrigo Brito  “Percebendo que a atividade turística não depende somente da existência dos recursos naturais e culturais, mas de ações de planejamento e gestão eficazes e integradas entre o poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada em parceria com a comunidade, foi preciso incorporar um conjunto de ações estruturadoras que elevem o nível de atratividade e competitividade desses recursos, de modo a transformá-los, efetivamente, em produtos turísticos”.

De acordo com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio-Ambiente, Arnaldo Bertotto, “ Buscamos valorizar os empreendedores rurais do nosso município, fomentando e auxiliando na realização de atividades diversificadas em paralelo a rotina do campo. Acreditamos que a divulgação de projetos como este sejam de grande importância para a população, oportunizando que estes conheçam os atrativos que temos em nosso município”.

O vice-prefeito Alencar Mendes destacou que “Trata-se da concretização de um importante passo, que foi estudado e planejado com muito carinho e competência pela equipe da Secretaria Municipal  de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o SEBRAE, e que tem o seu lançamento hoje. A grande atratividade e possibilidades de empreender nesta área começam a dar frutos. O resultado já está e continuará sendo sentido por toda a comunidade caçadorense e de toda a região."

A gerente regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Vieira, frisou que há várias formas, instrumentos e metodologias para se elaborar um planejamento. É importante que o processo seja participativo, que os princípios da sustentabilidade sejam respeitados e que se traduza o conjunto de anseios comuns de uma localidade. “ Dessa forma, seguindo o Plano Nacional de Turismo 2018-2022, serão realizadas etapas do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS de Caçador, que serão adotadas conforme orientação do programa”.

 

Palestra “Perspectivas do Turismo Rural na Agricultura Familiar no Pós Pandemia”.

Os participantes puderam ouvir a palestra ministrada pelo turismólogo Rafael Freitag, que abordou o tema “Perspectivas do Turismo Rural na Agricultura Familiar no Pós Pandemia”. Rafael é mestre em turismo e hotelaria, tem 25 anos de experiência no Turismo, com ênfase no planejamento e qualificação do Turismo Rural na Agricultura Familiar, no Turismo de Base Comunitária e no Ecoturismo. Desenvolveu trabalhos junto à projetos de Turismo Rural na Agricultura Familiar, como o Caminho da Roça em Concórdia, a Acolhida na Colônia, na Serra e nas Encostas de Serra Geral, o Turismo Ecorural de Joinville, o Turismo Rural e Cultural no Médio Vale do Rio Itajaí entre outros. Ao final foi entregue uma lembrança do projeto para cada representante de empreendimento.