RETOMADA ECONÔMICA

Tubarão é Mais: Empreendedores podem contar com projeto que visa a retomada econômica

Iniciativa, em parceria com o Sebrae/SC, foi lançada de forma virtual, nessa segunda-feira (14)

A Prefeitura de Tubarão, em parceria com o Sebrae/SC, lançou, nessa segunda-feira (14), o projeto Tubarão é Mais – um movimento pela retomada econômica dos micro e pequenos negócios da Cidade Azul que foram e/ou são afetados pela pandemia do novo Coronavírus. O lançamento ocorreu de forma on-line, por meio de um webinar, no qual foram apresentados o conceito e os objetivos do projeto, bem como as ações que serão realizadas junto a diferentes segmentos da economia tubaronense.

O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo; do gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa; além do consultor do Sebrae/SC, Daniel Keller, que fez uma apresentação sobre “Negócios em Evolução, Cidades Mais Desenvolvidas”.

Giovani explicou que o Comitê de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e formado por representantes dos sete principais setores da economia da cidade, realiza nos últimos anos diversas ações que visam o crescimento das empresas e, consequentemente, do município. A partir de agora, o Tubarão é Mais integra essa série de iniciativas que têm o objetivo de auxiliar os empreendedores e melhorar o ambiente de negócios na Cidade Azul.

“O grande desafio, claro, é promover o desenvolvimento nessa pandemia, mas a economia de Tubarão é forte, por isso podemos fazer mais. O nosso empresário é engajado, nossas entidades também são engajadas e parceiras, então, tenho certeza que essa série de ações, junto com os parceiros e o engajamento dos nossos empresários, vão gerar um impacto bastante positivo na economia do município”, afirmou Giovani.

Tubarão é Mais é voltado para micro e pequenos negócios dos setores de agricultura (produtores rurais e empreendimentos da agricultura familiar); artesanato (negócios de produção artesanal); comércio varejista de Oficinas e do Centro; gastronomia (empreendimentos de alimentação fora do lar, como bares e restaurantes); inovação (startups em fase inicial) e turismo (negócios do trade turístico, como hotéis, pousadas, guias e equipamentos turísticos). Ele também atenderá Microempreendedores Individuais (MEIs) através da segunda edição do Acelera MEI Tubarão, além de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais de forma geral.

 

Ações diversificadas

Trata-se de uma iniciativa gratuita para os empreendedores, a qual acontecerá de setembro a dezembro deste ano. Por meio da parceria com o Sebrae/SC, serão realizadas várias ações e aplicadas diversas soluções junto aos pequenos negócios, como consultorias individuais, capacitações coletivas por segmento, realização de eventos comerciais, mentorias, workshops, entre outras.

“Vamos trabalhar com o setor da economia criativa, principalmente com os artesãos, cujo foco é ajudá-los na melhora dos produtos e, assim, obter ganho de mercado. Também daremos uma atenção para o trade turístico, com uma série de ações para divulgar e alavancar o turismo em Tubarão. Vamos fortalecer o setor gastronômico com ações junto aos restaurantes, inclusive a realização de um Festival Gastronômico. Também vamos buscar o fortalecimento do setor varejista do bairro Oficinas e do Centro, além do setor agrícola e o mercado produtor, em especial a agricultura familiar e os pequenos produtores rurais. Vamos intensificar a atuação com os MEIs, inclusive com a segunda edição do Acelera MEI, e a inovação também terá destaque, vamos trabalhar nisso junto a startups”, detalhou Giovani.

O gerente regional Sul do Sebrae/SC reforçou que o objetivo é superar o momento difícil imposto pela pandemia. “O que queremos é estar junto desses empresários, atuar diretamente para a retomada de seus negócios. Para isso, o Sebrae vai trabalhar tanto de forma presencial, como virtual durante o andamento do projeto. A economia já está sendo retomada e, com isso, nós do Sebrae vamos trabalhar para levar muita informação aos empreendedores e para fortalecermos ainda mais os negócios de Tubarão”, destacou Murilo.

Os empreendedores interessados em aderir ao Tubarão é Mais podem realizar a inscrição gratuita através do link sebrae.sc/adesaotubaraoemais <http://sebrae.sc/adesaotubaraoemais> . Vale ressaltar que as vagas são limitadas para cada segmento. Mais informações através da agência Sebrae/SC (48-3626.4580) ou da Sala do Empreendedor de Tubarão (48-3621.9003).

Tubarão é Mais conta com a parceria da Associação das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Tubarão (Ampe); Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes da Amurel (Ahbra); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão; Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) de Oficinas; Casa do Microcrédito; Cooperativa dos Agricultores Familiares de Tubarão e Região (Cooperazul); FORMUS movelaria + arte; Programa Galápagos; e Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região (Sindicont).